
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Vamos salvar o planeta!!!

Planeta Terra ou Planeta Agua ?
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.
Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada. O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.
A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.
Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.
Preservação- O seu papel

· Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto
o Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.
o Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.
o Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo.
· Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
o Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.
o O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
o Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.
o Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.
· Outros produtos nocivos à vida marinha:
o Detergentes com fosfatos
o Fertilizantes
o Cloro
· Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada
o Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
o Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.
· Não contribua diretamente para o desmatamento
o Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
o Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.
o Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso.
· Economia dos recursos naturais
o Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Depende de nós!!!

A CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Por Lysette Lyra
A conscientização da preservação do meio ambiente depende de mim, de você, de todos que vivem neste planeta chamado Terra. A tudo isto está sujeita a evolução dos seres que sobre ela existem e que existirão nas próximas gerações.
Todos aqueles que amamos e que sobreviverão sobre o legado deixado pela nossa consciência. Não se trata de uma vã filosofia, mas da realidade sentida em cada aviso enviado pela natureza.
Enchentes por toda parte, secas por outras, terremotos, erupções vulcânicas, ciclones, tornados por onde nunca existiu, estão destruindo, matando sem piedade os terráqueos.
Vários animais se encontram em extinção, campos antes férteis e produtivos estão secando, rios e lagos antes de águas límpidas tornaram-se poluídos, tudo através da ganância e irresponsabilidade do homem. Nessa disputa acirrada pelo conforto, pelo poder da riqueza, ele agride a natureza de todas as formas, numa total ignorância dos efeitos desastrosos que resultam de seus gestos insensatos.
Fazemos parte de uma crescente sociedade consumista e egoísta, para a qual o desperdício é completamente ignorado. Gastam-se os bens de consumo com a maior indiferença, desprezam-se as matérias finitas que tiramos de nosso planeta e que já não servem aos nossos caprichos, sem nos interessarmos em elaborar, aperfeiçoar ou mesmo tentar formas de reciclá-las através de uma reutilização.
Fala-se todos os dias sobre a destruição da camada de ozônio por gazes produzidos na Terra, responsável pelas modificações climáticas que tanto prejudicam a existência em nosso orbe.
Descobriram outras energias alternativas, não poluentes, como o etanol, por exemplo, mas os donos do petróleo não podem aceitar perder a fortuna que ele lhes proporciona e procuram embargar a acessão do concorrente. Indústrias irresponsáveis poluem os rios, destruindo todas as formas de vida neles existentes.
E a Amazônia? Nunca foi tão maltratada como está sendo ultimamente! As queimadas são constantes, as serras derrubam, sem piedade, as árvores centenárias. A fauna é perseguida pelos trambiqueiros para um comércio ilegal. E agora, segundo as derradeiras notícias, grande parte de suas terras vão ser distribuídas. Afinal é tempo de eleição, quanto renderá aos interessados tamanho maná?
O que se entende por desenvolvimento econômico de um país está intrinsecamente conectado à execução das leis do Direito Ambiental.
As normas de preservação brasileiras são reconhecidas, mundialmente, como as mais perfeitas e modernas, porém, como nunca há recursos para executá-las e fiscalizá-las punindo os infratores, estão sempre sendo descumpridas.
Fonte: GazetaWeb
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Reciclando garrafas pet

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas
terça-feira, 24 de novembro de 2009
A mudança começa por você!!

A mudança começa por você!!!
Depois de muito tempo pensando, tropeçando, chorando, percebi que a mudançatem que vim de nós mesmos. Não podemos ser o que os outros desejam e esperam e também não esperar que os sentimentos dos outros sejam os mesmos que sentimos, ou que achamos que sentimos.Às vezes é necessário agir com a cabeça e deixar o coração de lado. MAs como isto é possível?? Tirar da cabeça o que não sai do coração. Essa é uma pergunta que não sei como responder, só sei que como disse uma grande amiga minha "devemos abrir nosso coração e deixar que coisas e pessoas novas se aproximem...", não acredito que seja possível esquecer, mas deixar de lado pessoas que não dão o valor que realmente merecemos. A vida é tão bela e tão curta, que devemos sempre buscar ser feliz e toaproveitar todos os momentos com intensidade.É muito fácil dizer isso, difícil é colocar em prática.Sei que dá insegurança e medo, a mudança causa isso, mas nem toda mudança é ruim.Às vezes temos tanto medo que nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que as vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar.Tente,erre, errar é humano, mas aprenda com seus erros,levante a cabeça e siga em frente, o tempo não para, dias ruins todo mundo tem, jure pra si mesmo:"Não desanimar não ter pressa,pois um dia a sua hora vai chegar."Esteja pronto prar que quando ela chegar você não perca a oportunidade de ser feliz e se entregar sem medo cupa e angustia.Com a ajuda da família e amigos e principalmente vontade própria, acredite que seja realmente possível de acontecer.Mude seus hábitos, idéias pensamentos e atitudes.Dê valor aos pequenos momentos que se tornam grandes se você o sente com todo coração.Acredite não há uma única noite escura que não acabe em um lindo amanhecer..."Dê valor a quem te dá valor e principalmente valorize-se."
Escrito por Rachel Aline Theodoro
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Projeto Meio Ambiente na Escola

Projeto Meio Ambiente na Escola
A idéia de criarmos o projeto Meio Ambiente na Escola nasceu quando fomos convidados a dar algumas palestras sobre Meio Ambiente e Gestão Ambiental aos alunos do nível médio do colégio Politécnico de Sorocaba. Nesse momento, sentimos a necessidade de termos uma material didático simples, barato e direcionado a adolescente e que abrangesse os temas de nossas palestras.
Posteriormente, quando entramos em contato com a coordenadora da área de Educação Ambiental do Zoológico de Sorocaba (Profa. Viviane Rachid), resolvemos criar esse material, voltado ao clube de Conservadores da Natureza do Zoológico Municipal de Sorocaba (Quinzinho de Barros), formado por crianças e adolescentes da comunidade de Sorocaba e região, abrangendo temas como Ambientes Costeiros, Oceanografia e Poluição.
Desta forma desenvolvemos um conjunto de apostilas, elaboradas com linguagem simplificada, contendo os temas propostos, e que são fornecidas aos alunos e professores, quando são realizados os Ciclos de Palestras e Saídas de Campo.
"Educar é permitir o desenvolvimento de valores"
As escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário a discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos.
Dessa forma, esperamos que através das palestras e do mateiral didático desenvolvido pelo projeto Meio Ambiente na Escola, crianças e adolescentes possam descobrir cada vez mais sobre o Meio Ambiente que as rodeia, além de assimilarem e repassarem a importância da preservação do meio em que vivemos e do qual dependemos através da Conscientização Ambiental.
Obs: Pessoal para maiores informações, e apostilas acessar ao site
http://www.angelfire.com/ma4/meio_ambiente/#Projeto%20Meio%20Ambiente
domingo, 22 de novembro de 2009
PLANETA SUSTENTÁVEL

Certamente você já ouviu essas palavras diversas vezes. Mas, você sabe o que elas realmente significam? Sustentabilidade é um conceito que vem tomando força nos últimos anos. O ser humano sempre vem explorando o mundo em que vive e extraindo dele tudo o que precisa para sobreviver. Mas, nos últimos séculos, ele vem tirando muito mais do que realmente precisaria e o pior; vêm jogando no planeta os mais diversos tipos de veneno e de resíduos perigosos frutos de suas atividades econômicas.
É mais ou menos como se você jogasse veneno na comida que você tem em casa ou na água que você bebe. Mesmo que fosse um pouquinho de cada vez, uma hora ou outra você acabaria morrendo. E é exatamente isso que o ser humano estranhamente vem fazendo com o planeta em que vive e do qual depende inteiramente. Algo que, se analisarmos muito bem; veremos que é um comportamento totalmente louco e suicida. Para termos um planeta sustentável é necessária uma mudança de postura.
Mesmo que as pessoas desejem consumir cada vez mais e mais; o planeta começou a dar recados cada vez mais óbvios de que não suportaria esse ritmo de consumo e de degradação dos recursos naturais por muito mais tempo. Cataclismas de toda ordem começaram a acontecer ao redor do mundo e sinais evidentes de desgaste e de alterações climáticas perigosas acenderam as luzes vermelhas de perigo nas mentes dos cientistas.
Por sua vez, esses cientistas, começaram a falar e a mostrar que se a humanidade continuasse com a sua loucura consumista, nosso planeta não duraria por muito mais tempo ou acabaria por expulsar nossa forma de vida como se fosse uma doença. Assim, essas vozes começaram a encontrar eco entre membros influentes da sociedade e até entre pessoas comuns. Com isso, a idéia de que deveríamos cuidar melhor da dádiva que recebemos, ou seja ter um planeta sustentável, e a constatação óbvia de que temos apenas um planeta e que devemos poupar nossos recursos naturais usando-os com mais racionalidade tomou forma.
Nascia assim o conceito de Planeta Sustentável. Um conjunto de práticas, procedimentos e formas de agir que permitam que os recursos naturais se renovem ou que durem por muitas e muitas gerações. Dando a possibilidade de nossa espécie viver por mais tempo e garantir que haverá a esperança de que um dia; poderemos evoluir o suficiente para alcançar as estrelas em busca de mais recursos.
Assim, planeta sustentável é muito mais do que um simples conceito bonitinho ou voltado para pessoas “cabeça” ou para ativistas do meio ambiente. É pura questão de sobrevivência. Garantir que um planeta mais sustentável seja uma realidade, pessoas; governos e empresas devem unir esforços para aprender e aplicar essas técnicas e procedimentos desenvolvidos, ao longo desse aprendizado, para garantir a continuidade da vida em nossa maravilhosa bola azul.
E garantir o uso racional dos recursos naturais de nosso planeta para que seja um planeta sustentável, não é nada complexo e nem precisa de recursos pesados. Basta usar as fontes de energia de forma mais racional e econômica; usar e reutilizar a água da chuva; tratar nossos resíduos e esgotos de forma adequada e completamente e promover uma convivência mais harmônica entre os diversos grupos humanos que compartilham nosso mundo.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Pense e faça a diferença!
Júlio César Zanluca
Tenho visto brilhantes profissionais caindo na indolência. Na maior parte dos casos, tais pessoas tinham capacidades e talentos magníficos – mas por algum motivo, não tiveram êxito em explorar tais dons. Constatei também que muitos realizavam tarefas aquém de suas capacidades, se acomodando a tal situação, evitando até pensar em como desenvolver um avanço em sua carreira.
A mediocridade e a preguiça mental são parentes íntimos. Se você não lê, não supre seu cérebro com idéias e inovações, ou seja, torna-o preguiçoso. A passividade mental resulta, por exemplo, em aceitar que tudo o que é falado na TV, lido nos jornais ou dito pelos políticos é verdade. Deixando de analisar fatos, questionar, pesquisar – cai-se na “mesmice”, aceitando-se frases burras como “tudo é assim mesmo...”.
Faça a diferença – pense e tenha idéias! Ao invés de aproveitar chavões comuns, e aceitar tudo o que ouve ou lê, tenhas idéias próprias, ponderadas e analisadas, que farão de você uma pessoa única, especial, diferente.
Abandone a frase “não tenho tempo...”, esta é uma desculpa para preguiçosos! Um dos exercícios para desenvolver o hábito de pensar é ler um artigo, e criticá-lo – fazendo perguntas como: - Qual o objetivo do autor? Os fatos e dados expostos são corretos? As conclusões são válidas? Quais possíveis refutações?
Dica: comece por este artigo. Que lhe chamou a atenção? Quais aspectos se aplicariam a sua carreira profissional? O que você poderia fazer para aproveitar este conteúdo, na prática?
Tais exercícios mentais, aplicados diariamente, o tornarão um “atleta mental”. Da próxima vez que você ouvir uma bobagem na TV, você a reconhecerá imediatamente, e poderá discernir, pensar, avaliar, não sendo mais confundido com a torrente de informações falsas ou meias-verdades a que somos submetidos diariamente.
Eu leio a Bíblia, livro notável, que nos conduz a uma reflexão e revela nossas fraquezas, ao mesmo tempo que nos dá ânimo, fé, coragem para enfrentar as vicissitudes da vida. Para você que não conhece este Livro, inicie a leitura pelos Salmos, uma coleção de pensamentos magníficos e de grande valor para todas as pessoas.
Pense e faça a diferença!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Comece com você!!

"Faça a diferença no mundo... comece mudando por você!”
Escrito por Sílvia do Prado
Qui, 23 de Outubro de 2008 09:40
"Faça a diferença no mundo... comece mudando por você!”.
Como podemos definir a palavra diferença? Se olharmos no dicionário, encontraremos algumas definições: qualidade de diferente; transformação; alteração; mudança. Podemos destacar estes como o lado positivo da diferença. Mas o que será que significa fazer a diferença no mundo?
A marca Eu faço a Diferença no mundo nasceu no ano de 2006, dentro de uma Universidade de Administração de Empresas, onde o professor de Teoria Geral de Administração leu um texto de um autor desconhecido intitulado “A maior Bronca que já levei”, mexendo com os sentimentos de desejo de mudanças, guardados em cada um. A partir daí o projeto entrou em ação porque esse texto foi simples para muitos ali presentes, mas não para uma pessoa, Sílvia do Prado, que tornou o 5% - Eu faço a diferença no mundo - uma marca registrada para a sua vida pessoal e profissional. Através dos produtos da marca - camisetas, chaveiros, bonés, adesivos, canetas e demais produtos da linha ecológica - devidamente escolhidos junto a fornecedores que atuam no mercado, agindo como transformadores econômicos e com responsabilidade social, pretendemos começar a mudança, levando uma certeza de melhoria não só em termos de qualidade de vida, como na parte social e ambiental. Alguns produtos como a camiseta reciclada (de pet), são fabricados pensando na economia mundial de biocombustível e, principalmente, na conscientização de que é necessário reciclar. A marca Camiseta Feita de Pet foi criada a partir desse contexto: fazer a diferença agindo com responsabilidade sócio ambiental. Todo o projeto é muito mais abrangente, envolve um portal de responsabilidade sócio ambiental e educacional, uma loja virtual só com produtos reciclados e tem como objetivo final o bem estar social e a preservação da natureza. Pretendemos conquistar todos aqueles que façam parte das pessoas que, através de esforço, trabalho e dedicação, sejam atuantes na sociedade e ao mesmo tempo agentes de transformação do meio em que vivemos.
Sílvia do Prado
http://www.eufacoadiferencanomundo.com.br/ http://www.camisetafeitadepet.com.br/
Faça a diferença...

Há uma crescente preocupação no mundo hoje, é chamado de aquecimento global. De acordo com o relatório do painel “intergovenamental de mudança climática”, as temperaturas aumentarão entre 1.8ºC e 4ºC neste século. Se isso realmente acontecer, as conseqüências serão catastróficas para milhões de pessoas que ficarão sem água e comida, isso sem falar nos desastres naturais como o derretimento das geleiras na Antártida, tsunamis e furacões. Todos nós podemos acompanhar as notícias do efeito estufa, pelos noticiários de televisão, mas o que podemos fazer além de apenas observar? Acredito que uma parcela da população está começando a se conscientizar para o fato de que não podemos ficar esperando que o governo, a O.N.U ou qualquer outra organização venha salvar o mundo. Se você quiser que o mundo seja salvo, seja você o responsável por isso.
Uma boa parte das empresas tem entrado na “onda verde”. Empresas que começam a se preocupar com a recuperação do meio ambiente e um dos principais motivos é que tudo isso vai afetar a economia e os lucros em um futuro bem próximo. Essas empresas estão criando programas de conscientização e desenvolvendo pesquisas sobre como desenvolver energia limpa. Evitando assim, o desperdício dos recursos naturais. Você pode dizer, “Eu não tenho isso na minha empresa”, “minha empresa não se preocupa com isso”, “quando eu falo ninguém me ouve”, pare de falar e comece a agir! Você precisa se tornar o exemplo para as pessoas que estão à sua volta.
Os Estados Unidos e a China são os maiores poluidores do mundo, mas não são os únicos. Todos nós temos nossa parcela de responsabilidade. Eu Fico fulo da vida quando vejo alguém jogando lixo pela janela do carro ou quando vejo o desmatamento na Amazônia. Se o ser humano é o principal responsável pela emissão de gazes tóxicos na atmosfera, se polui os rios com dejetos igualmente tóxicos, então é responsável também pela solução desses problemas. Você na precisa ter algo extraordinário para fazer a sua parte, não precisa ser um herói ou fazer parte do greenpeace para dar sua contribuição. Você pode fazer a diferença no mundo através de pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença na maneira como vivemos hoje e como deixaremos o planeta para as gerações futuras. Observe aquilo que você faz todos os dias e veja se existe algo que pode mudar hoje. É nossa responsabilidade, é nosso futuro que está em jogo.
Publicada por: Fernando Oliveira
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Sejam Bem Vindos!!!!
Sejam todos bem vindos ao blog da Marcia, Rachel e Daiana... Somos alunas do 2° período da Faban, e vamos fazer tentar desse blog uma ferramenta para ajudar a todos nos estudos da Pedagogia.
Desejamos que vocês gostem de nossas postagens, e façam comentários, dêem suas opiniões, criticas, elogios e o que mais tiverem afim de fazer.
Abraços a todos e obrigado por visitarem nosso blog.
Marcia Rachel Daiana

